Licença de casamento, um direito dos noivos

Licença de casamento, um direito dos noivos

Após a festa de casamento, chega a hora de tirar uns dia de descanso para aproveitar os primeiros dias da vida de casados, não é mesmo? Você sabia que, de acordo com a CLT, em todo o Brasil, o empregado tem direito à até três dias consecutivos de folga depois do casamento? É a chamada licença-casamento ou licença-gala.

Os dias são contados a partir do primeiro dia útil de trabalho. Ou seja, se o casamento for em uma sexta-feira, a licença começa a contar apenas na segunda. Além disso, é possível que os noivos escolham começar a contagem no próprio dia do casamento, se os noivos trabalharem no dia, caso queiram ter uma folga para se prepararem para o grande dia com calma.

Importante ressaltar que, caso o casamento seja no período de férias, a pessoa perde o direito à licença-casamento. Ou seja, os três dias não são acumulativos, ok? Outro detalhe é que, optando por um casamento civil e um religioso em dias diferentes, os noivos devem escolher qual das duas datas irão considerar para a licença-casamento. Vale lembrar que ela só vale para aqueles que trabalham sob o regime da CLT.